NOTÍCIAS

Toninhas do Brasil leva educomunicação a congressos de impacto nacional e internacional

Protagonismo em Comunicação Estratégica

Ao participar de cinco congressos nacionais (Intercom, Conedu, EBCC) e um internacional (Lusocom), além de participações estaduais (EEEA e o Encontro das Escolas do Mar), o Toninhas do Brasil reforça seu papel como protagonista na utilização da comunicação como ferramenta para a conservação ambiental. Os trabalhos apresentados destacam a importância de pensar a comunicação de forma estratégica, evidenciando como ela pode transformar realidades e impactar positivamente a sociedade. “Pensar a ciência da comunicação, discutir com pares metodologias de desenvolvimento e análise de dados desse campo que é também, interdisciplinar, nos dá vantagem estratégica. As narrativas orientam o mundo, participar desse processo de construção de significados é crucial para projetos que se propõe influenciar a opinião pró-conservação”, defende Naira Albuquerque, coordenadora de comunicação do Toninhas do Brasil.

Educomunicação e Sustentabilidade

Entre os temas abordados, destacou-se a construção da nova identidade visual para o fortalecimento do valor de marca e a educomunicação no projeto, que criou personagens animados, como a toninha Babi, para sensibilizar e educar o público infantil. O projeto usa-se de um personagem infantil como mascote para trabalhar temáticas complexas com diferentes públicos. “Esse enfoque cuidadoso nos aproxima dos nossos públicos, gerando conexão e favorecendo a troca. Isso não facilita apenas a compreensão de questões ambientais, mas também engaja jovens e adultos na causa da proteção marinha”, completa João Miguel Neri Moreira, coordenador de Educação Ambiental do Projeto.

Formação Continuada e Materiais Pedagógicos

Outro ponto de destaque nos trabalhos foi a ênfase na formação continuada de educadores, que envolveu diferentes setores da educação municipal pública, além dos professores, e na utilização de materiais pedagógicos multifuncionais como pilares para a construção de relações mais saudáveis entre as comunidades e os ecossistemas nos quais o projeto atua. Os trabalhos ressaltaram a importância da colaboração entre pesquisadores, educadores e a comunidade, mostrando como essa sinergia pode resultar em práticas mais eficazes e inclusivas.

Engajamento do público

A relação com o público e as devolutivas em relação à atuação do projeto foram valorizadas nas participações do projeto nestes eventos. “Uma das formas encontradas para o engajamento da sociedade foi a ciência cidadã. Somamos a uma iniciativa da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro de São Paulo (Fundação Florestal), em um esforço colaborativo com pesquisadores, educadores e comunicadores que trabalham pela conservação da espécie”, pontua João.Impacto Internacional

A presença do Toninhas do Brasil em eventos acadêmicos dessa natureza reforça sua visão de atuação ecossistêmica que percebe todos os saberes como igualmente importantes. “É menos comum termos projetos de conservação atuando em pesquisa nas ciências humanas e sociais, na contramão da forte representatividade nas ciências aplicadas, por exemplo. Mas esse compromisso passa pelo entendimento que a comunicação estratégica é um ferramental básico da contemporaneidade, imersa nas cibercultura dos algoritmos”, reforça Naira, ao explicar que a busca do projeto é por aumentar sua capacidade de influenciar políticas e práticas de conservação em diferentes contextos culturais e sociais. 

Com uma abordagem inovadora e um compromisso inabalável com a sustentabilidade, o Toninhas do Brasil demonstra que a comunicação estratégica é crucial para a construção de um futuro mais sustentável. Os resultados apresentados nesses congressos são prova do impacto positivo que a comunicação bem planejada pode ter na sensibilização pública.

Sobre o Projeto Toninhas do Brasil

O Projeto Toninhas do Brasil é uma iniciativa que atua na pesquisa e conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), um dos menores e mais ameaçados golfinhos do planeta. O Toninhas do Brasil é uma realização da Univille, que conta com parceria Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, que há mais de 20 anos realiza ações de pesquisa, comunicação, educação ambiental e articulação institucional em prol da defesa dos ecossistemas costeiros. Reunindo uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos, o projeto atua em rede com diversas instituições nacionais e internacionais engajadas com o tema, e é referência no Brasil e no mundo quando o assunto é pesquisa e conservação de pequenos cetáceos.

Para mais informações sobre o Projeto Toninhas do Brasil e suas iniciativas, acesse toninhasdobrasil.com.br.


Contato para a Imprensa:

Naira Albuquerque (Coordenadora de Comunicação Toninhas do Brasil)

Telefone: (54) 99931-8004

E-mail: comunicacaoprojetotoninhas@gmail.com

Compartilhe esta notícia: