Quem somos

O Toninhas do Brasil é formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos. Biólogos, oceanógrafos, educadores ambientais e comunicadores se dividem nos três estados de atuação: São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Alunos de graduação, vinculados a cursos de Ciências Biológicas e áreas afins, têm a oportunidade de estagiar no Projeto. A maioria de nossos estagiários é da UNIVILLE e das instituições que fazem a coordenação regional, como Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Mas alunos de outras instituições também podem ter essa oportunidade. O projeto também realiza muitas parcerias para o desenvolvimento de trabalhos de Mestrado e Doutorado de alunos de diversas instituições, que também atuam como colaboradoras do Toninhas do Brasil.

Marta Cremer

Coordenadora Geral

MARTA CREMER

Coordenadora Geral

João Miguel Neri Moreira

Coordenador de Educação Ambiental

João Miguel Neri Moreira

Coordenador de Educação Ambiental

Raphaela Motta

Pesquisadora

Raphaela Motta

Pesquisadora

Renan Paitach

Coordenador de pesquisa

Renan Paitach

Coordenador de pesquisa

Suelen Beck da Cunha

Analista de Serviços Administrativos

Suelen Beck da Cunha

Analista de Serviços Administrativos

Naira Albuquerque

Coordenadora de Comunicação

Naira Albuquerque

Coordenadora de Comunicação

Kamila Maieski

Pesquisadora

Kamila Maieski

Pesquisadora

Veja também:

Marta Cremer Coordenadora Geral do Toninhas do Brasil

MARTA CREMER

Coordenadora geral

É bióloga e professora da UNIVILLE há mais de 20 anos, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (UNIVILLE) e Ecologia (UFSC). Coordena o Laboratório de Ecologia e Conservação de Tetrápodes Marinhos e Costeiros (TetraMar) e a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da UNIVILLE, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão, muitos em parceria com instituições do Brasil e do exterior. Assessora voluntariamente órgãos públicos e Ongs. Mora às margens da Baía Babitonga, para a qual tem dedicado grande parte de seus esforços.

João Miguel Neri Moreira - Coordenador de Educação Ambiental do Toninhas do Brasil

João Miguel Neri Camilo Moreira

Coordenador de Educação Ambiental

É biólogo e educador, professor de Ciências e Biologia, técnico em meio ambiente e mestre no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC. João atua em educação ambiental e científica e em pesquisas nas áreas de ecologia, meio ambiente, bioacústica e conservação de fauna. Paranaense, reside em São Francisco do Sul e participa de projetos e grupos de pesquisa voltados à conservação e à criação de relações mais saudáveis entre a sociedade e a natureza.

Raphaela Mota G Gurgel

Assistente de Pesquisa

É oceanóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e já atuou em diversos projetos de pesquisa e conservação pelo Brasil e no exterior. Tem experiência em pesquisa com foco em comportamento social e bioacústica de cetáceos, divulgação científica e educação ambiental. Atualmente trabalha como pesquisadora no Toninhas do Brasil.

Renan Paitach - Coordenador de pesquisa do Toninhas do Brasil

Renan Lopes Paitach

Coordenador de Pesquisa

É biólogo marinho, mestre e doutor em Ecologia. Tem se dedicado há mais de uma década à pesquisa e conservação da biodiversidade marinha, em especial as toninhas e outras espécies costeiras. Pesquisa temas como bioacústica, ecologia alimentar, dinâmica populacional, comportamento, e desenvolvimento de tecnologias para redução de capturas acidentais em redes de pesca. Atua como coordenador de pesquisas do Projeto Toninhas do Brasil.

Suelen Maria Beeck da Cunha

Analista de Serviços Administrativos

É bióloga marinha, formada pela Univille, é mestra e doutoranda em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Etnoecologia e Ecologia Humana. Atua com temas relacionados ao uso e gestão de recursos pesqueiros, qualidade ambiental, ecologia alimentar de pequenos cetáceos e educação ambiental. Possui experiência em projetos de conservação e gestão com base ecossistêmica, onde executou atividades administrativas, além de mobilização e facilitação do engajamento político de diferentes atores sociais. Atualmente é Gerente operacional do Projeto Toninhas do Brasil.

Naira Albuquerque, coordenadora de Comunicação

Naira Albuquerque

Coordenadora de Comunicação

É jornalista, formada em Comunicação Social com ênfase em jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Atua com comunicação estratégica para a conservação e tem experiência em projetos ligados à conservação, à gestão ambiental e na educação ambiental. Pesquisa temas como comunicação cívica, sociedade em rede e relações de memória homem-animal.

Kamila Andressa do Nascimento Maieski

Assistente de Pesquisa

É bióloga marinha, especializada em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental e mestre em Saúde e Meio Ambiente. Possui experiência há mais de oito anos com educação ambiental e pesquisas ecológicas com espécies de pequenos e grandes cetáceos e atua como Consultora Ambiental em projetos de pesquisa voltados à conservação dos ecossistemas da Baía Babitonga. Atualmente, é Pesquisadora do Projeto Toninhas do Brasil.