Com aproximadamente 200 mil visualizações no YouTube, o curta-metragem animado “As Aventuras da Toninha Babi – Novos Mares”, patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Cultural, leva os sete princípios da Cultura Oceânica para o público infantil. A animação é uma produção em parceria do Rizoma Estúdios e do projeto Toninhas do Brasil, da Univille. A história narra as peripécias da toninha Babi, um pequeno golfinho ameaçado de extinção. Na vida real, as toninhas (Pontoporia blainvillei) da Baía Babitonga não costumam sair de casa, mas, na ficção, a personagem desbrava o litoral brasileiro e acaba conhecendo um oceano de maravilhas e perigos.
Na animação de 16 minutos no estilo 2D cutout, Babi sai do litoral de Santa Catarina e vai parar em São Paulo, em busca de sua amiga Tati, uma tartaruga-verde. Na companhia do boto-cinza Tonho, a protagonista encontra diversos animais ao longo de sua jornada, de baleias e peixes debaixo d’água a aves marinhas – e até humanos – na superfície. Cada um desses personagens ensina algo à pequena toninha, fazendo-a refletir sobre os princípios que estão em sintonia com as ações da Década do Oceano, da ONU.
Com um cenário ricamente colorido, e com uma linguagem lúdica e divertida, os personagens abordam questões relacionadas à conservação da biodiversidade e da proteção do oceano, auxiliando no desenvolvimento do sentimento de pertencimento com os espaços marinhos.
Para João Miguel Neri Camilo Moreira, coordenador de educação ambiental do Toninhas do Brasil, a produção tem ajudado a sensibilizar as comunidades costeiras e à criação de vínculos com o Oceano e suas formas de vida, das quais todos dependemos. “A animação é uma rica ferramenta de aprendizado e comunicação, pois conversa de forma divertida com diferentes públicos, em um casamento harmônico de diversão e conscientização”.
O curta-metragem está disponível gratuitamente no canal no YouTube do Toninhas do Brasil, com acessibilidade em Libras e versão em audiodescrição, e também na versão sonora no Google Play e Spotify.
O que é Cultura Oceânica:
A Cultura Oceânica é uma abordagem educativa que visa promover o conhecimento, a conscientização e o respeito pelos oceanos e seus ecossistemas. A iniciativa é da UNESCO e pretende mobilizar o maior número de pessoas durante a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece até 2030.
Os 7 princípios da Cultura Oceânica são:
- A Terra tem um oceano global e muito diverso.
- O oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
- O oceano exerce uma influência importante no clima.
- O oceano permite que a Terra seja habitável.
- O oceano suporta uma imensa diversidade de vida e ecossistemas.
- O oceano e a humanidade estão fortemente interligados dentro de um sistema socioecológico.
- Há muito por descobrir e explorar do oceano.
Serviço:
Animação infantil “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares” com audiodescrição.
Canal do YouTube do Toninhas do Brasil
Contato para imprensa:
Naira Albuquerque
Telefone: (54) 99931-8004
E-mail: comunicacaoprojetotoninhas@gmail.com