“A toninha mais aventureira dos sete mares vai se meter em uma nova aventura. A danada da Babi sai de novo da Baía Babitonga, dessa vez na companhia do seu amigo boto-cinza, o Tonho. Como era de se esperar, ela acaba se metendo em uma enrascada. A aventura já tem data para começar…”
Com o patrocínio da Petrobras, o golfinho em maior risco de extinção da costa brasileira ganha uma nova animação. O curta-metragem “As aventuras da toninha Babi – Novos Mares” vai ao ar nos próximos dias. Com classificação livre, o curta tem lançamento previsto para o dia 18 de novembro, no canal do Projeto Toninhas do Brasil no Youtube.
No estilo 2D, o desenho narra as histórias da Babi, um golfinho que nasceu e cresceu na Baía Babitonga (SC), e desta vez sai para o mar aberto em busca de sua amiga Tati, uma tartaruga-verde. Ao sair da baía em companhia de Tonho, o boto cinza, Babi viaja pelo litoral norte até Ubatuba (SP). Com um cenário ricamente colorido, e com uma linguagem lúdica e divertida, os personagens abordam questões relacionadas à conservação da biodiversidade e da proteção do oceano, auxiliando no desenvolvimento do sentimento de pertencimento com os espaços marinhos.
Para Marta Cremer, coordenadora do Toninhas do Brasil/Univille, a produção, junto de outras ações, tem ajudado a sensibilizar a comunidade para os riscos que nossos ecossistemas marinhos correm e o perigo de extinção de espécies, como a toninha. A pesquisadora, que há mais de 20 anos trabalha com pequenos cetáceos, menciona o sucesso da parceria com o Rizoma Estúdio e a importância da ampliação dos formatos. “A animação é uma rica ferramenta de aprendizado e comunicação, já que conversa de forma divertida com diferentes públicos”, comenta Marta.
Tom Gonçalves, diretor de criação do Rizoma Estúdio, concorda: “a Babi é apaixonante, encanta a todos, desde uma criança pequena, que pode se envolver com o visual colorido e o jeito atrapalhado de alguns dos personagens, até o adulto, que vai entender as questões ambientais que buscamos abordar, algumas de forma mais óbvias, outras de forma mais sutil”.
A produção é resultado de uma parceria que vem dando certo desde 2018. O processo de criação, desenvolvido de forma conjunta entre os integrantes do Projeto Toninhas do Brasil e a equipe do Rizoma Estúdio, foi contemplado na Chamada Pública do Programa Petrobras Cultural e conta com o incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura. “Em sintonia com nosso compromisso “informação para compartilhar”, nosso objetivo na primeira temporada era criar algo que nós mesmos
gostaríamos de assistir. Fizemos mais do que isso, fomos seduzidos pela toninha Babi, e agora ela faz parte da caminhada do Rizoma”, completa o diretor.
Além do lançamento virtual, também um encontro presencial está marcado para o dia 18 de novembro, às 10h30, no auditório da Univille, em Joinville. Estudantes, comunidade acadêmica e pesquisadores se reúnem em uma premiere especial.