Comunicação Estratégica
A toninha (Pontoporia blainvillei) provavelmente já foi o golfinho mais abundante do litoral sudeste e sul do Brasil, e que vive mais próximo de nossas praias. Paradoxalmente, mesmo tão próxima, é pouco conhecida pelas populações, fato que dificulta o aprofundamento dos discursos em torno da problemática e o engajamento social para a proteção da espécie e de seus ecossistemas.
A popularização da toninha e a sensibilização da sociedade quanto às ameaças que a afetam são importantes desafios à conservação deste pequeno golfinho, um dos mais ameaçados de extinção no Atlântico Sul. A comunicação, ato inerente ao desenvolvimento humano, tem papel fundamental neste processo. Pensar em como inserir esses temas na agenda social, para que assim se criem espaços que favoreçam o debate, é uma estratégia importante para conservação.
Sob este pano de fundo é pensada a comunicação do Toninhas do Brasil. A fim de traduzir e aproximar discursos, se utiliza dos conceitos de rede e de técnicas comunicacionais adequadas a diferentes públicos para romper com as barreiras existentes entre as diferentes naturezas do conhecimento. O propósito é somar esforços para a construção de pontes, na busca de uma transmissão horizontalizada e aproximativa, que leve em consideração a diversidade de formas de apreensão.
A comunicação do projeto tem como missão tornar a espécie um animal símbolo, uma bandeira, ícone das regiões costeiras do país, associando a presença dela à qualidade de vida desses e nesses ambientes. O objetivo é popularizar a espécie e ao mesmo passo inserir a problemática no contexto social das populações que coabitam o território. De forma mais ampla, proteger e conservar as toninhas não deve ser visto apenas como um objetivo pontual, uma vez que os ambientes marinhos e costeiros estão juntamente ameaçados.
Veja também:
- Pesquisa
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- Toninhas da Babitonga