NOTÍCIAS

Toninhas do Brasil produz material pedagógico inovador para redes municipais de ensino

No mês de agosto, o projeto Toninhas do Brasil, que conta com parceria Petrobras, entregou às redes municipais de educação de Ubatuba, Caraguatatuba (SP), São Francisco do Sul e Laguna (SC) kits de materiais pedagógicos voltados à inserção da cultura oceânica no Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais. Através da ação “Baú da Toninha: um tesouro marinho”, educadores dos quatro municípios tiveram acesso aos baús, contendo materiais pedagógicos artesanais, construídos especialmente para atender às necessidades da educação básica.

O baú, construído em madeira e composto por dez (10) atividades educativas, faz parte das ações de educação ambiental formal do Projeto. Os materiais foram idealizados de acordo com as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para possibilitar o trabalho da educação ambiental enquanto tema contemporâneo transversal, que pode ser adaptado aos  currículos e cronogramas de cada escola.

“São compromissos do projeto trabalhar em rede e colocar-se à serviço das comunidades onde atuamos”, explica João Miguel Neri Camilo Moreira, biólogo, professor e coordenador de Educação Ambiental do Toninhas do Brasil.” Nesta perspectiva, nos unimos a professores, pesquisadores e artesãos para construir materiais pedagógicos únicos e pensados nos mínimos detalhes para serem recursos valiosos nas mãos de educadores inspirados pela nossa forma de fazer educação ambiental. Exclusividade, embasamento teórico, interdisciplinaridade, criatividade e responsabilidade socioambiental é o que fazem do Baú da Toninha um material inovador” 

Além dos princípios da cultura oceânica, da Década do Oceano da UNESCO, o Projeto se inspirou nas metodologias Montessori e Waldorf, na abordagem Reggio Emilia e nas características dos próprios territórios de atuação para a concepção dos materiais. “Buscamos criar materiais versáteis, que pudessem ser utilizados de diferentes formas, como por exemplo, o jogo de blocos. Com base nas torres de blocos rosas Montessori e no Farol de Santa Marta, de Laguna, o projeto criou um farol em blocos de madeira, que também aborda a temática das  cadeias alimentares marinhas. O educador pode trabalhar geometria, noções de espaço e proporção e educação ambiental simultaneamente”, exemplifica João. 

O material utilizado na confecção também é sustentável, incluindo quebra-cabeças feitos de plástico retirado das praias e embalagens feitas por artesãos caiçara a partir de redes perdidas retiradas do Oceano. A valorização e o contato com as comunidades tradicionais dos territórios também nortearam a construção do kit, que inclui uma garrafa com mensagens de crianças da Terra Indígena Morro Alto, em São Francisco do Sul, e uma toninha de madeira feita por artesãos da aldeia.

Os educadores de 12 instituições de ensino municipais, nas quatro cidades, vão aprender com o projeto a aplicar o material dos baús em sala  no curso de extensão “Navegando com Toninhas: Cultura Oceânica no Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais”. O projeto ainda produziu um e-book que apresenta a proposta pedagógica de cada material, além das habilidades da BNCC e os princípios da cultura oceânica aos quais eles estão associados. A iniciativa faz parte da inserção do projeto na educação formal, que ainda conta com um curso para professores da educação infantil e anos iniciais com duração de quatros meses.

Sobre o Projeto Toninhas do Brasil:

O Projeto Toninhas do Brasil é uma iniciativa que atua na pesquisa e conservação da toninha (Pontoporia blainvillei), um dos menores e mais ameaçados golfinhos do planeta. O Toninhas do Brasil é uma realização da Univille, que conta com parceria Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, que há mais de 20 anos realiza ações de pesquisa, comunicação, educação ambiental e articulação institucional em prol da defesa dos ecossistemas costeiros. Reunindo uma equipe multidisciplinar de profissionais comprometidos com a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos, o projeto é referência no Brasil e no mundo quando o assunto é pesquisa e conservação de pequenos cetáceos.

Contato para a Imprensa:

Naira Albuquerque (Coordenadora de Comunicação Toninhas do Brasil)

Telefone: (54) 99931-8004

E-mail: comunicacaoprojetotoninhas@gmail.com

Compartilhe esta notícia: